Com o passar dos anos, os dentes sofrem um escurecimento natural e isso ocorre porque a dentina vai se tornando mais densa, o que deixa os dentes mais escuros.
O consumo constante de alimentos com alto poder de pigmentação, tais como, açaí, cafés, chocolates, vinhos, molhos dentre outros, que possuem em sua composição grandes quantidades de corantes, naturais ou artificiais, interfere na coloração dos dentes, assim como fatores genéticos e má higiene. Também podemos considerar o uso de tabaco e de alguns medicamentos.
O clareamento dental, ocorre por meio da ação de produtos químicos como o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio. Atualmente existem dois tipos de clareamento e ambos devem ser feitos com a supervisão de um cirurgião-dentista: o clareamento de consultório e o clareamento caseiro.
A cirurgia oral menor é a especialidade odontológica responsável por procedimentos cirúrgicos relacionados a ossos, dentes, gengivas e bochechas. As cirurgias são realizadas por dentistas especializados nessa área, são relativamente simples e podem ser feitas dentro do próprio consultório, com anestesia local.
Os procedimentos são:
Podemos dizer que o uso de próteses para suprir a falta de dentes é uma solução antiga na história da humanidade.
Os registros antigos e até mais atuais indicam que a perda de um ou mais dentes sempre foi motivo de desconforto. Os problemas vão além da estética e podem afetar desde a mastigação até a fala dos indivíduos.
Tipos de Próteses:
A restauração dentária é um tratamento muito comum na clínica odontológica. É um procedimento acessível a todos os pacientes devido a sua grande importância estética e principalmente por restabelecer as funções mastigatórias dos dentes. Na sua grande maioria, é realizado de forma rápida, prática e indolor.
Os materiais restauradores mais comuns são as resinas compostas, porcelanas e amálgamas.